Sobre nós
OLÁ, BEM-VINDOS À NOSSA CURADORIA
Natasha Varpechowski, fundadora e garimpeira
SOBRE NÓS
O Curadoria nasceu em 2019 como uma expressão, apresentar meu olhar ao mundo: os pigmentos, Suminagashi, os fazeres manuais e trabalhos como designer de interiores. Com o tempo fui desenhando novos projetos em frentes diferentes, dentro do que esta curadoria propõe. Assim ganhou vida nossa própria seleção de peças garimpadas, restauradas e reestilizadas. A ideia é apresentar aquilo que vivemos: uma vida simples, conectada com os ciclos da natureza, buscando sempre que possível mais autoconsciência, responsabilidade e beleza para conosco e para com o nosso planeta.
NOSSA CURADORIA DOS DETALHES
Acreditamos que tudo está interligado, por isso, nosso projeto conta com peças de "second hand" reposicionadas no mundo com nosso cuidado e olhar. Restauramos as peças sempre que necessário, para assegurar que iremos entregar não só um produto de qualidade, mas mais do que isso, uma forma de ser com mais responsabilidade.
Nossa curadoria preza por materiais naturais:
- Todos os tapetes são de fibras naturais tais como: Lã, algodão, sisal e seda.
- Os Móveis são de madeira de lei, além de mais resistentes e nobres, merecem ser valorizados, por isso (re)projetamos essas peças vintage individualmente para serem contemporâneas, duráveis e funcionais, fugindo da indústria madeireira descartável, que tantas vezes é cruel e depredatória.
- As peças de antiquário como louças, cristais, artigos de decoração: selecionamos apenas materiais duráveis e de preferência biodegradáveis.
CURADORIA
Sou Natasha Varpechowski, curitibana, design de Interiores, especialista em Espaço como Educador com ênfase na primeira infância. Atualmente moro em um sítio com minha família em São Paulo, sou pesquisadora livre de manualidades, processos naturais e também de uma infância mais conectada com a natureza.
Minhas maiores referências são minha família. Minha mãe e suas irmãs são as maiores garimpeiras que conheço, desde pequena, uso peças de brechós e bazares. Lembro que na época esses lugares não só eram pontos de encontro para elas, eram também uma fonte de renda. Para além da minha fronteira familiar, tive oportunidade de morar e conhecer grandes cidades ao redor do mundo como: Milão, Londres, Barcelona, Paris, Dubai, Marrakesh, New York e tantas outras. Nesses lugares me apaixonei pelos fazeres de cada cultura, suas manifestações no cotidiano, com as mãos, com história, legado e ancestralidade. Não é à toa que o universo dos tapetes me cativou: cada tapete carrega uma história, um símbolo, uma maneira, um material, textura, cores e principalmente uma sensação. No Curadoria dos Detalhes desejo transmitir toda essa bagagem e afeição por tudo isso que me compõe. Conto também com o olhar aguçado e sincero do meu companheiro Gui que, além de me apoiar, também contribui com seu bom senso, praticidade e agilidade para que esse trabalho possa chegar até vocês com todo nosso carinho e atenção.
Agradecemos à você por participar pois só assim tudo isso é possível.
Equipe Curadoria